top of page
2.png

ilustração: @rety_ragazzo

Design sem nome (2).png

I Congresso Pesquisa Gorda acontece de 8 a 10 de setembro de 2022

 

Realizado no Mês da Luta Antigordofobia, evento on-line reúne

estudos científicos, arte e ativismo social pela desconstrução da gordofobia

O I Congresso Pesquisa Gorda: Ativismo, Estudo e Arte é um evento que busca produzir conhecimento, sensibilização e mobilização acadêmica e social com relação à temática das Corporalidades Gordas. Será realizado totalmente on-line, no período de 8 a 10 de setembro de 2022, no seguinte espaço virtual:https://www.even3.com.br/congressopesquisagorda2022. O Congresso é uma realização da PESQUISA GORDA: Grupo de Estudos Transdisciplinares das Corporalidades Gordas no Brasil, coordenado por Malu Jimenez e formado por pesquisadoras e pesquisadores de várias regiões do país, de diferentes áreas do conhecimento, atuantes em várias universidades brasileiras, em diferentes estágios de formação e pesquisa – desde a graduação ao pós-doutorado. 

Os Estudos das Corporalidades Gordas são um campo epistemológico que questiona o preconceito estrutural que alicerça os estudos calcados no paradigma da obesidade e se lançam na busca por construir e provocar outros modos de olhar para essas corporalidades e de produzir conhecimento sobre elas. A centralidade das pesquisas recai sobre os preconceitos estruturais; as lógicas de violência e de violações de direito geradas por tais preconceitos; a urgência de despatologizar e de assegurar o direito das pessoas gordas à acessibilidade e às variadas dimensões da cidadania; as existências insurgentes e as resistências construídas pelas pessoas gordas para afirmar o valor e a potência de suas vidas, questionando e enfrentando os preconceitos.

O Congresso é uma ação do grupo PESQUISA GORDA voltada à consolidação de uma rede nacional de pesquisa sobre o tema – sendo a pesquisa entendida como a junção das investigações acadêmicas e artísticas, de forma totalmente imbricada ao ativismo: ações que disseminem outros entendimentos sobre as corporalidades gordas, promovendo diálogos com a sociedade, buscando mitigar a gordofobia, intensamente naturalizada no Brasil e no mundo.

Histórico, equipe e instituições envolvidas

A proposta de realização do evento nasceu em 2021, depois que integrantes da PESQUISA GORDA, a partir de sua experiência em levar a temática a variados eventos acadêmicos, puderam perceber que, de forma pulverizada, em diferentes espaços científicos, havia inúmeros trabalhos e reflexões sobre Corporalidades Gordas em curso. Surpresas com essa constatação, as integrantes do grupo decidiram criar um evento acadêmico específico para a temática, organizando o Congresso dos Estudos Transdisciplinares das Corporalidades Gordas no nosso país. A decisão de realizar o evento no mês de setembro tem uma intencionalidade importante: setembro é o mês da luta antigordofobia.

O I Congresso Pesquisa Gorda: Ativismo, Estudo e Arte é coordenado por diversas pesquisadoras e pesquisadores. A ação faz parte de um conjunto de propostas para o amadurecimento do campo de pesquisa que Malu Jimenez, filósofa, doutora em estudos de Cultura Contemporânea e PHD em gordofobia, desenvolve em seu projeto de pós-doutorado em Psicossociologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com sua supervisora Dra. Kathleen Tereza da Cruz, professora do curso de medicina e do Programa de Pós- Graduação EICOS - Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - Instituto de Psicologia  da UFRJ. A construção da iniciativa envolve ainda um amplo conjunto de pesquisadoras do tema, reunidas no comitê organizador do evento. O Congresso também conta com o apoio conjunto da AIC – Agência de Iniciativa Cidadãs, UFMG, UFRGS, UFBA, UFRJ, entre outras instituições superiores de ensino no país.


 

1 - Temas e focos de discussão:

O I Congresso Pesquisa Gorda: Ativismo, Estudo e Arte propõe a troca e construção de uma articulação em rede entre pesquisadoras, ativistas e artistas, dirigindo o foco aos três pilares desses estudos, que caminham de mãos dadas. Terá mesas de debates e apresentação de trabalhos, com o objetivo de estabelecer um diálogo entre o que tem sido feito nos âmbitos acadêmico, artístico e ativista nesse campo de pesquisa.

Serão recebidos trabalhos que envolvam produções de arte em suas manifestações diversas, pesquisas e estudos que abordem as corporalidades gordas e suas movimentações da resistência, além de reflexões de coletivos ativistas que lutam pelos direitos das pessoas gordas, tendo como referência a luta antigordofobia e as perspectivas de despatologização e acessibilidade das pessoas gordas. A proposta é que os trabalhos acadêmicos, as experimentações artísticas e os ativismos gordes, ao se colocarem em diálogo, gerem insumos capazes de fortalecer e ampliar as compreensões desses três campos em sua ação de afirmar a potência das corporalidades gordas e o direito à cidadania das pessoas gordas.

Incentivamos e esperamos receber trabalhos de pessoas estudantes, pesquisadoras, intelectuais, artistas e ativistas de todas as áreas e campos de estudos, independentemente de sua fase de carreira ou pesquisa. Ao abrir um espaço de troca de diferentes saberes e fazeres, sem abrir mão de uma temática articuladora de todas as discussões, o Congresso pretende reunir trabalhos inovadores e possibilitar que análises transdisciplinares se articulem em torno de um campo específico: os Estudos das Corporalidades Gordas.

2) SUBMISSÕES DE PROPOSTAS:

 

I Congresso Pesquisa Gorda: Ativismo, Estudo e Arte

 

LOCAL: Plataformas on-line Even3 e Youtube

DATAS: 08, 09 e 10 de setembro de 2022

SUBMISSÃO DE RESUMOS: até dia 10 de julho 2022

NOTIFICAÇÃO DOS RESUMOS APROVADOS:  10 de agosto de 2022

PROGRAMAÇÃO COMPLETA: 20 agosto de 2022

INSCRIÇÕES ATÉ: 20 de agosto de 2022

BOLSAS SOCIOECONÔMICAS - INSCRIÇÕES: até 20 de julho de 2022

ENVIO TEXTOS COMPLETOS: 10 de novembro de 2022

PUBLICAÇÃO ANAIS: 10 de dezembro de 2022

CERTIFICADOS: dezembro de 2022

CONTATO: congressopesquisagorda@gmail.com

3 - Valores das Inscrições:

Estudantes de graduação - 30,00

Pós-graduandos e professores da Educação Básica, profissionais - 50,00

Ativistas/Militantes que não se encaixem nas demais modalidades - 20,00

Professores Universitários - 100,00

Ouvintes - 30,00

 

BOLSAS SOCIOECONÔMICAS - para pessoas gordes: negras, indígenas, trans, periféricas, deficientes. As bolsas são destinadas para pessoas que se encaixam nessas identidades, se você não se encaixa não preencha.

Preenchimento formulário até 10 de julho de 2022

https://forms.gle/9cJYiS3guiYsTXfd7

bottom of page