top of page

MEMBRES DA COORDENAÇÃO

barriga.png

 

PESQUISA GORDA é um Grupo de Estudos Transdisciplinares das Corporalidades Gordas no Brasil, formado por pesquisadores espalhades pelo país, de diferentes áreas do conhecimento, atuantes em várias universidades brasileiras, desde a graduação ao pós-doutorado.

Juntes, buscamos construir um ambiente de apoio, troca e colaboração entre nossas pesquisas e ativismo. Em 2023 somos sete pesquisadores-coordenadores:

WhatsApp Image 2022-05-15 at 19.04_edited.jpg
Malu Jimenez

É filósofa, feminista artivista e pesquisa gordofobia desde 2014. Professora-pesquisadora, doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT. Pós-Doutoranda em Psicossociologia na UFRJ. Palestrante, ministra cursos sobre corporalidades gordas, escritas afectivas e performance fotográficas de resistência.

Felipe Fachim

É Professor adjunto (UNIP). Doutor e mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP). Psicólogo (IP-USP), licenciado em arte-teatro (IA-UNESP). Atualmente, dedica esforços em pesquisa/intervenção sobre os temas famílias, LGBTTQIfobia, gordofobia e formação em psicologia.

WhatsApp Image 2022-05-15 at 19.04_edited.jpg
WhatsApp Image 2022-05-15 at 18.13.44.jpeg
Rosane Gomes

É professora titular aposentada do Colégio Pedro II. Doutora em Letras pela UFMG.

Pós-Doutora no PPG de Pós-Cultura da UFBA.

Maria Thereza Chehab de C. Melo
WhatsApp Image 2022-05-15 at 19.42.16.jpeg

É graduanda de Direito na Universidade de São Paulo, militante no RUA Juventude Anticapitalista e membra do Núcleo de Direito, Discriminação e Diversidade, projeto de extensão da FD-USP. Atualmente, é pesquisadora em corpo, direito e gordofobia.

WhatsApp Image 2023-01-30 at 19.55.27.jpeg
Letícia Villas Boas

Ativista preta e gorda; Assistente Social em formação pela ESS UFRJ; Extensionista dos projetos "Mulheres Negras Fazendo Ciência" e "Serviço Social, Saúde e Democracia: articulação de lutas em saberes" pela UFRJ; Palestrante sobre gordofobia e relações étnico-raciais; Pesquisadora da corporeidade gorda de maneira decolonial e interseccional, modelo e criadora de conteúdo.

Juliana Maia Pessoa

Jornalista e mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua profissionalmente na área de marketing de conteúdo e desenvolve pesquisas ativistas voltadas para os estudos dos corpos gordos na cultura digital, com foco em plataformas e na interação dos usuários através delas.

53316351238_272d97520b_o_edited.jpg
suy site.jpg
Suyanne Héria

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM, Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal do Tocantins- UFT; pesquisadora gordoartivista na área dos estudos transdisciplinares das corporalidades gordas com foco na gordofobia como expressão da questão social e nas Políticas de Educação e democracia no Brasil onde discute os discursos sobre doutrinação política e ideológica do movimento escola sem partido e os ataques aos currículos escolares.

bottom of page