Grupo de Estudos Transdisciplinares das Corporalidades Gordas no Brasil
MEMBRES DA COORDENAÇÃO
PESQUISA GORDA é um Grupo de Estudos Transdisciplinares das Corporalidades Gordas no Brasil, formado por pesquisadores espalhades pelo país, de diferentes áreas do conhecimento, atuantes em várias universidades brasileiras, desde a graduação ao pós-doutorado.
Juntes, buscamos construir um ambiente de apoio, troca e colaboração entre nossas pesquisas e ativismo. Atualmente, nossa equipe é composta por:
Malu Jimenez
É uma pessoa não binária, não heterossexual, gorda, filósofa, professora e pesquisadora, doutora em Cultura Contemporânea pela UFMT. Desenvolve pesquisas, consultorias e cursos voltados à construção de práticas, políticas e programas de valorização e promoção da diversidade como recurso estratégico para o desenvolvimento das instituições e da sociedade. Além disso, realiza pesquisa financiada pelo CNPq, no pós-doutorado em Psicossociologia no EICOS, na UFRJ. Faz parte do corpo docente da pós-graduação em Gestão e Diversidade da PUC Minas e do PPG em Comunicação da UEL. É presidente do Instituto Diversas, uma organização feminista que atua para que o direito à vida e ao bem viver seja assegurado a todas as pessoas. É uma das pioneiras na pesquisa e no ativismo antigordofobia no Brasil, além de ser organizadora do I Congresso da Pesquisa Gorda no Brasil. É autora de uma obra de referência sobre o assunto: o livro “Lute Como Uma Gorda” (2020), que acaba de chegar à sua segunda edição, e autora principal do livro infantil “Lute Como uma Gordinha”. Em 2017, fundou o Pesquisa Gorda e, desde então, faz parte da coordenação.
Felipe Fachim
Possui graduação em Licenciatura em Arte-Teatro pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012), graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade de São Paulo (2017), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2022). Atualmente, realiza estágio de pós-doutoramento no Instituto de Artes da UNESP, sob supervisão da Profa. Dra. Luiza Christov. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Fenomenológica, atuando principalmente nos seguintes temas: gordofobia, comunidade, intervenção, pesquisa fenomenológica, gênero e sexualidade, psicologia e educação. É líder do PESQUISA GORDA - Grupo de Estudos Transdisciplinares sobre as Corporalidades Gordas no Brasil e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Atenção Psicoeducacional na Família, Escola e Comunidade da PUC-SP. Em 2020, integrou a coordenação do Pesquisa Gorda.
Rosane Gomes
Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação - Pós-Cultura da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e mestre em Literatura Brasileira (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Possui experiência na área de Educação, com ênfase nos anos iniciais da educação básica. Pesquisadora das corporalidades gordas desde 2017. Atualmente, é professora titular aposentada do Colégio Pedro II. Em 2019, integrou a coordenação do Pesquisa Gorda.
Maria Thereza Chehab de C. Melo
Bacharela em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e graduanda de Direito na Université Jean Monnet Saint-etienne, de Lyon/França, por meio do programa PITES. Foi intercambista na Nova School of Law, em Lisboa/Portugal. É pesquisadora em Direitos Humanos, Direito Antidiscriminatório e Saúde, com enfoque em pessoas gordas. Em 2022, integrou a coordenação do Pesquisa Gorda.
Letícia Villas Boas
Mulher preta e gorda maior, assistente social pela ESS/UFRJ e mestranda em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES/UFRJ, na linha de pesquisa de tecnologias educacionais, pesquisando letramento científico antigordofóbico na saúde. Coordenadora dos Estudos Transdisciplinares das Corporalidades Gordas no Brasil. Atua como pesquisadora, palestrante e ativista sob perspectiva interseccional e decolonial. Em 2023, primeiro semestre, integrou a coordenação do Pesquisa Gorda.
Juliana Maia Pessoa
Jornalista e mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua profissionalmente na área de marketing de conteúdo e desenvolve pesquisas ativistas voltadas para os estudos dos corpos gordos na cultura digital, com foco em plataformas e na interação dos usuários através delas. Em 2023, segundo semestre, integrou a coordenação do Pesquisa Gorda.
Suyanne Héria
Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM, Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal do Tocantins - UFT; pesquisadora gordoartivista na área dos estudos transdisciplinares das corporalidades gordas com foco na gordofobia como expressão da questão social e nas Políticas de Educação e democracia no Brasil onde discute os discursos sobre doutrinação política e ideológica do movimento escola sem partido e os ataques aos currículos escolares. Em 2022, no segundo semestre, integrou a coordenação do Pesquisa Gorda.
Vanessa Joda
Professora de yoga, militante gorda e estudante de educação física, do corpo gordo e da cannabis. Criou em 2016, o projeto/escola Yoga Para Todes, plataforma a partir da qual desenvolve ações de democratização e valorização da diversidade dos corpos por meio da hatha yoga. Ofereceu, entre 2019 e 2022, práticas gratuitas de yoga em parceria com o Espaço Cultural Paulo Freire em Guaianases, região leste da cidade de São Paulo. Já integrou o coletivo Yoga de Rua, em 2018 e 2019, no qual realizou sessões regulares de yoga para pessoas em situação de vulnerabilidade social na Praça da Sé e na Praça da República, ambas na região central da cidade de São Paulo. Em 2024, integrou a coordenação do Pesquisa Gorda.
Adriana Carvalho
Mulher, preta, gorda, nascida e criada na periferia de São Paulo, é fotógrafa e estilista de moda Plus Size, dedica seu trabalho para fortalecer a Moda Plural, na qual todos os corpos tenham acesso a produtos e serviços de forma consciente e sustentável. Está engajada em prol ao ativismo negro e gordo, usa seus projetos para defender as causas em que acredita. A marca de roupas sustentável e transformável/multifuncional para o corpo gordo @ApegoFashion é também um projeto social onde ensina jovens e crianças a customizar suas roupas e desenvolver senso crítico sobre consumo consciente e sustentabilidade. Ainda, através da fotografia, estimula mulheres a aceitar seu corpo por meio da autoimagem. Em 2024, integrou a coordenação do Pesquisa Gorda.
Ana Cecília Azevedo
Possui Mestrado em Estudos Linguísticos, com temática relacionada à Gordofobia Médica e Análise Crítica do Discurso, pela Universidade Federal de Sergipe; É especialista no ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Atualmente, exerce a profissão de professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino e, também, trabalha, desde 2019, como corretora de Redação para o Enem. É voluntária em projeto de Leitura e de Letramento social. Participa do Grupo de pesquisa ASCD (Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso). Tem interesse em continuar contribuindo com as reflexões dos Estudos Gordos, Educação e Linguagem. Em 2024, integrou a coordenação do Pesquisa Gorda.
Juliana Sankofa
Juliana Cristina Costa, mulher negra gorda lésbica demissexual periférica (tudo sem vírgula). Conhecida como Juliana Sankofa, é uma escritora, pesquisadora e ativista antirracista. Além disso, é graduada em Letras/ Literaturas pela UFV, mestre em estudos literários pela UFJF e está atualmente cursando o doutorado na mesma área pela UFU. Seus trabalhos abordam questões relacionadas à decolonialidade, à comunidade negra, à literatura, à linguagens e à interseccionalidade.Em 2024, integrou a coordenação do Pesquisa Gorda.
Socióloga e Professora de Sociologia. Atua há 13 anos na Rede estadual do RJ, e em colégios particulares. Mestre em educação pela UFRJ (2016), e faz atualmente doutorado em educação na mesma universidade pesquisando a questão da Gordofobia nos espaços escolares.
É também militante feminista, integrando o coletivo "Forró sem assédio". Em 2024, integrou a coordenação do Pesquisa Gorda.